10 formas de Aprender Inglês

estudar ingles
O que você vai ler:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram

Se você quer Aprender Inglês precisa ler esse artigo! Eu gostaria de trazer uma luz aos seus estudos de inglês pois muitas pessoas tem dúvidas de como começar, como praticar, o que fazer para acelerar os estudos… Eu mesmo passei por isso (e você pode conferir um pouco da minha história para aprender idiomas)

Esse artigo aborda tudo isso. Eu vou mostrar para você 10 formas de aprender inglês. Você pode aplicar a maioria dessas “técnicas” com certa facilidade – isso não quer dizer que o esforço será igual a zero.

Para começarmos, vamos deixar uma coisa bem clara: não há uma “melhor maneira de aprender inglês”.

Na verdade existem muitas maneiras eficazes de estudar e aprender inglês; mesmo assim, para cada forma eficaz existem várias outras formas  ineficazes. Acredite em mim – eu sei do que estou falando.

E se você tem problemas com o idioma, provavelmente não tem o método certo de aprendizagem. Mas isso é algo que eu posso resolver 😉 Mas é exatamente isso que iremos tentar resolver para você agora. Vou descrever alguns dos melhores métodos de estudo ara aprender inglês. Não posso dizer qual programa será o melhor para suas necessidades específicas logo de cara. Isso é algo que você terá de descobrir. Experimente um pouco cada uma dessas icas para ver qual se adequa melhor a você nessa etapa de estudos.

Mas vamos logo ao que interessa… descubra 10 formas de aprender inglês

Aprender inglês falando desde o princípio

falar ingles

Quando somos crianças aprendemos a falar português de forma bem intuitiva. Ouvimos as palavras desde sempre, repetimos e começamos a nos comunicar da forma que conseguimos não é mesmo? Quem cuidava de nós falava as palavras para que identificassemos o seu significado, nos forçavam a repetir e assim fomos aprendendo…

Qual é o segredo?

Nós aprendemos falando. Então se você quer aprender inglês, precisa falar inglês. E isso serve para qualquer outra língua, na verdade.

Isso pode parecer óbvio, mas é um conselho que muitos alunos de inglês se esforçam para seguir, sem sucesso. Você verá que nossa metodologia foca em um aprendizado imersivo, onde você aprende a falar desde o primeiro dia; sempre defendi que você fale desde o primeiro dia. Falar um idioma é uma habilidade e para aprender uma habilidade você tem que praticá-la! Basta abrir a boca e não ter medo de cometer erros. E se você quiser seguir esse método, basta preencher o formulário abaixo para começar 🙂

Aprenda qualquer idioma como você aprendeu a falar português!

Baixe nosso e-book para aprender qualquer idioma 10 vezes mais rápido!

Conforme você fala desde o primeiro dia, você descobrirá que é possível ter conversas reais (embora incompletas) com falantes nativos muito mais cedo do que você pensa.

Pare de falar em português! Aprenda inglês por imersão

Quando você se propõe a fazer uma experiência de imersão em uma nova língua precisa saber o seguinte: você irá melhorar MUITO seu aprendizado. Mas não é somente porque você vai começar a falar inglês, mas também porque irá parar de falar português.

Essa abordagem de imersão é extremamente eficar para aprender inglês. Na verdade, serve para qualquer língua. Um aspecto muito importante da imersão é que se você passar 40 horas seguidas falando um idioma intensivamente em uma única semana, essas horas serão muito mais importantes para seu aprendizado do que 40 horas espalhadas em 4 ou 5 meses. Quanto mais imerso, menos tempo você gasta tentando se lembrar das coisas, e menos tempo você gasta com o português.

Talvez você pense que isso só é possível se você viajar a outro país, o que tornaria as coisas muito caras. Mas isso não é verdade. Viajar para outro país nem é garantia de que você só irá falar aquela língua. Existem formas de entrar em imersão sem sair de casa e eu vou te mostrar logo mais nas outras dicas…

Observe também que a imersão não precisa ser tudo ou nada. Dependendo do seu trabalho e estilo de vida, evitar o português o tempo todo pode ser impraticável. Apenas tente minimizar a quantidade que você fala, mesmo que não consiga se livrar dele por completo.

Aprender inglês ouvindo podcasts e cursos de áudio.

ouvir ingles

Os podcasts de inglês e os cursos de áudio não são um substituto para a prática de conversação – mas são um ótimo complemento e podem adicionar estrutura ao seu aprendizado.

Outra forma de praticar isso é a seguinte: você pode simplesmente colocar em conteúdos que te interessam no YouTube e assistir vídeos desse tema em inglês. Você vai treinar sua audição e irá aprender bastante em pouco tempo se fizer isso de forma consistênte e ao longo do tempo.

Mas é importante falar o seguinte: não saia do seu nível logo de cara pois isso pode acabar desestimulando você. Existem muitas pessoas na internet que tentam ensinar inglês só com músicas ou só com seriados e programas de TV. Mas não vai adiantar começar no nível zero e entrar logo no 3. Isso vai dar errado. Tome cuidado para não consumir conteúdos que sejam muito acima do seu nível atual de inglês.

Ps.: Em nosso blog – Espanhol Sem Fronteiras – colocamos uma playlist para aprender aquele idioma. Em breve vamos colocar uma só para o inglês aqui. Enquanto isso você pode dar uma olhada lá para ver como funciona.

Aprender inglês por meio de um curso universitário

Essa dica pode não se aplicar a todos. Mas se você é aluno de uma universidade pública poderá tentar. As universidades oferecem matérias que são opcionais e você pode escolher o inglês para praticar e aprender um pouco. Meu Marido estudou polonês na faculdade e aprendeu algumas coisas. Infelizmente ele não levou mais para frente – E é algo que ele se arrepende até hoje – mas se você tiver essa oportunidade, faça!

As vantagens de um curso assim são:

Você aprenderá a falar, ler e escrever inglês em um nível alto. E provavelmente seu professor será nativo.

Você aprenderá a entender o idioma e todo o seu funcionamento interno, além de se aprofundar no estudo da gramática e nas complexidades do idioma.

Você aprenderá mais do que apenas o Idioma em si – você aprenderá sobre a literatura, a história do idioma, cultura e história dos países onde é falado. O que é muito legal!

Aprender inglês nas férias: faça um curso de verão

aprender ingles

Se você não tem tempo ou não quer obter um diploma completo em inglês, considere fazer um curso mais curto em uma escola de idiomas.

Muitas escolas oferecem programas intensivos que podem ser uma ótima maneira de atingir o tipo de imersão descrito acima. Não posso oferecer conselhos sobre escolas específicas, pois obviamente depende de onde você está. Leia as avaliações online e tente conversar com ex-alunos para ver se você pode aprender sobre o programa e decidir se ele se encaixa no seu estilo de aprendizagem antes de se inscrever.

Aprender inglês com um professor (online ou presencial)

Ao estudar em sala de aula, você geralmente está se movendo no ritmo do aluno mais lento. É por isso que turmas pequenas são melhores – e o melhor de tudo são turmas de um. Aulas individuais geralmente custam muito mais do que as aulas em grupo em uma sala de aula. Isso é especialmente verdadeiro para o ensino online, já que seu tutor não precisa perder tempo viajando para conhecê-lo. Se você puder pagar, eu recomendo encontrar um professor individual

O italki é uma plataforma popular onde você pode encontrar professores de inglês individuais que podem lhe ensinar cursos através de chats de vídeo. O custo do curso é razoável, pois os professores estão disponíveis por apenas alguns reais a hora. E outra coisa importante de ponderar em relação a isso é que diferentes professores têm estilos diferentes. Não tenha medo de comprar aulas com alguns professores diferentes e experimentá-los antes de escolher um de que goste. E pesquise muito sobre o método de ensino desse professor. O melhor é o que te forçar a falar desde o princípio 😉

Ponto importante: na minha opinião, as aulas presenciais não são necessariamente melhores do que as aulas online. É até muito conveniente poder ter aulas em casa pois assim você poupa tempo e dinheiro; e não existe uma queda grande no seu aprendizado de uma forma para a outra.

Aprender inglês com um parceiro de idioma

Você pode estar pensando o seguinte: “não posso pagar por aulas de inglês com um professor ou em uma escola de idiomas! E ninguém perto de mim fala inglês! Como posso praticar?”

Há outra maneira: Encontre um parceiro de intercâmbio de idiomas.

Se você está lendo isto, você está falando português. Isso significa que muitos falantes de inglês gostariam de praticar o português com você e você poderá praticar inglês com eles. Essa é uma troca vantajosa para os dois lados.

Se você puder encontrar um parceiro que fale inglês em sua cidade, isso é ótimo. Se não, você ainda não tem desculpa – é fácil encontrar alguém online para bater um papo no skype. O italki não é apenas para professores pagos. Você também pode encontrar milhares de parceiros de intercâmbio de idiomas para ajudá-lo a praticar o inglês gratuitamente.

O intercâmbio de idiomas pode ser estruturado de acordo com seus desejos. Você pode querer apenas conversar casualmente com seu parceiro sobre qualquer coisa que venha à mente e mudar de idioma em um intervalo predefinido (por exemplo, a cada 5 ou 10 minutos). Ou vocês podem trabalhar juntos em uma série de exercícios estruturados ou jogos de linguagem. Você decide.

Muitas pessoas se tornam boas amigas de seus parceiros de intercâmbio de idiomas – até mesmo em seus países de origem!

Vá aos encontros de Língua inglesa.

A mudança de idioma não precisa ser individual. Eventos de intercâmbio de idiomas acontecem em muitas cidades, onde pessoas de todo o mundo se reúnem para falar e praticar diferentes idiomas juntos. Meetup.com é um bom lugar para encontrar eventos como este.

A popularidade do inglês como maior língua do mundo significa que a maioria das grandes cidades tem grupos de encontro para falantes de português que desejam aprender inglês e vice-versa. Alguns grupos Meetup são mais abertos e abertos a falantes de todas as línguas.

Se não houver grupos de inglês perto de você (o que é difícil), crie o seu! Qualquer pessoa pode criar um grupo no Meetup.com, e você certamente terá vários membros que estão esperando por um grupo assim há muito tempo.

Enfrente um desafio de aprendizagem de línguas

Aprender um idioma é uma maratona, não uma corrida, e os alunos às vezes lutam com a motivação.

Uma ótima maneira de resolver esse problema é ingressar em uma comunidade de aprendizagem de idiomas. Quando você se cerca de outras pessoas que estão na mesma jornada que você – estejam elas aprendendo inglês ou outro idioma – todos podem apoiar e encorajar uns aos outros na busca de seu objetivo comum.

As comunidades de aprendizagem podem ser offline ou online. Se você faz aulas em sala de aula, espero que pareça uma comunidade de estudos! Eles estão todos juntos. Então, por que não ajudar e apoiar uns aos outros?

Comunidades online também podem ser poderosas. Você pode achar facilmente algum grupo no Faccebook, e isso vai te ajudar bastante.

Deixe as palavras em inglês grudarem em seu cérebro

Os idiomas precisam de muita memorização – vocabulário, regras gramaticais, frases, expressões idiomáticas, etc. A melhor forma de você memorizar tudo isso é se envolver ao máximo, praticar e revisar os conteúdos que estudar. E se você praticar de forma intensa, terá facilidade em se lembrar das coisas.

É isso pessoal! Agora é com você. Espero que possa aplicar algumas dessas dicas para aprender inglês mais rápido, e com confiança. A principal delas é começar a falar! Quando começar, não desista e se empenhe nisso. Tenho certeza que se você aplicar essas formas em eu estudo você vai aprender muito mais rápido, mesmo que seja do Zero.

Um grande abraço!

CURTA NOSSAS PÁGINAS!

Acsa Lima

Formada em Letras pela UnB (Universidade de Brasília), estuda idiomas há mais de 15 anos.

Artigos relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle Sua Privacidade

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no nosso site. Ao continuar navegando neste site você concorda com os nossos termos abaixo:

Políticas de privacidadeTermos de uso