Quem Somos

O que você vai ler:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram

Olá! Nesse post eu quero me apresentar (porque muito desse projeto é explicado pela minha história), e a apresentar o site Idiomas Sem Fronteiras!

Pra começar, quem sou eu?

Eu me chamo Acsa Lima, tenho 27 anos (no ano de 2020) e sou formada em letras pela Universidade de Brasília (UnB).

Professora Acsa Lima - Portal Sem Fronteiras
Essa aqui sou eu hehe prazer em conhecer ˆˆ

Minha história com idiomas começa quando eu ingresso em uma escola que o ensino da segunda língua era feito em uma escola a parte. Deixa eu explicar isso direitinho…

Em Brasília existem escolas públicas exclusivas de idiomas, são os CIL (Centro Interescolar de Línguas). Não é um processo fácil conseguir uma vaguinha nessa escola, na época que eu estudei lá só tinham duas formas: ou você estudava em uma escola que tinha uma espécie de parceria com o CIL, ou você conseguia a vaga por meio de um sorteio. Hoje em dia eu nem sei exatamente como funciona, mas deixei o link caso apareça algum interessado.

O mais legal é que as escolas CIL são muito boas (claro que tenho minhas críticas em relação a metedologia, porém isso é papo pra outro dia). No CIL você tem como escolher entre 4 idiomas: inglês, espanhol, francês ou japonês. Eu era muito nova, quem escolheu o idioma pra mim foram meus pais. Não tinha vaga para inglês, vocês não tem ideia como é concorrido, então fui fazer espanhol.

E sim, foi a melhor escolha! Vocês vão entender mais pra frente, não é a velha questão entre “ai, eu prefiro inglês, é mais legal”, ou “aff, espanhol é muito melhor”. Não, não tem nada a ver com essa discução boba. A verdade é que para uma evolução rápida em idiomas, essa ordem faz mais sentido, aprendi inglês de forma muito mais rápida dessa forma.

Mas então, voltando ao que interessa, comecei a estudar espanhol muito cedo, eu tinha entre 10 e 11 anos. O tempo de formação dessa escola é de 7 a 8 anos (começam aqui minhas críticas em relação a metodologia), e eu consegui ter a força de vontade, me formei lá! Antes de me formar lá eu já estava cursando letras – espanhol na UnB (só pra vc ver como realmente é preciso força de vontade pra estudar com a metodologia errada kkkk).

O fato de ter começado a estudar um idioma tão cedo me influenciou a querer me tornar professora, foi algo que nasceu quando uma das minhas professoras alertou logo no começo do curso. Ela disse algo que nunca saiu da minha cabeça:

Vocês que estão tendo a oportunidade de estudar espanhol hoje, se insistirem, vão ter emprego garantido. Daqui alguns anos o ensino do espanhol vai se tornar obrigatório, e vocês vão estar preparados na hora certa.

Dito e feito. Poucos semestres antes de me formar na UnB o governo decretou o ensino do espanhol obrigatório. Logo surgiu um concurso, eu fiz e passei.

Acsa Lima - Idiomas Sem Fronteiras
A tão esperada formatura! <3

Agora sim, o que é a Idiomas Sem Fronteiras?

Idiomas Sem Fronteiras é um projeto que nasceu do Espanhol Sem Fronteiras. Eu já tenho um site de ensino de espanhol aqui na internet, e o nascimento desse projeto veio justamente por conta da minha experiência pessoal com o aprendizado de línguas, principalmente pela reflexão da quantidade de esforço e tempo que era preciso dedicar para aprender um novo idioma.

Eu não estava disposta a passar por mais 7 ou 8 anos para aprender um idioma, ou mesmo para ensinar meus alunos. Com isso em mente eu comecei uma busca incansável por uma metodologia que fosse possível aprender qualquer idioma de uma forma menos dolorosa do que eu passei.

Eu passei alguns anos descobrindo novas metodologias e aplicando com meus alunos até que isso se transformou no Espanhol Sem Fronteiras. Eu mesma aprendi Inglês com essa metodologia (em mais ou menos 1 ano), e com o sucesso dessa descoberta resolvi expadir meu projeto inicial e fundar o Idiomas Sem Fronteiras!

Meu intuito é fazer com que todos, independente de idade, tempo, ou até mesmo dinheiro, tenham condições de aprender idiomas.

E você também pode! 🙂

Pode parecer clichê, mas o conhecimento de uma nova língua é capaz de mudar vidas, de verdade. Quem sabe ao menos 1 idioma novo tem mais condições de arrumar um emprego melhor, abrem-se muitas oportunidades diferentes na vida e no fim das contas, uma pessoa bilíngue tem muito mais liberdade! Melhor ainda quem aprende 3, 4 […].

Junto comigo nesse projeto estiveram e estão muitas pessoas, alguns professores queridos, outras pessoas importantes, gringos… enfim, não cheguei aqui sozinha! Claro, eu que dei a cara pra aparecer aqui kkkkk mas em breve teremos aparições hehehe 🙂

Eu mesma continuarei no aprendizado sem parar. Partindo para meu quarto idioma! Aguardem por atualizações hahaha!

CURTA NOSSAS PÁGINAS!

Acsa Lima

Formada em Letras pela UnB (Universidade de Brasília), estuda idiomas há mais de 15 anos.

Artigos relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle Sua Privacidade

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no nosso site. Ao continuar navegando neste site você concorda com os nossos termos abaixo:

Políticas de privacidadeTermos de uso